terça-feira, 15 de abril de 2008

Protocolo Administração pública/ESOP: Software de código aberto

Foi hoje assinado, em Lisboa, um protocolo entre a Agência para a Modernização Administrativa e a Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas (ESOP) que visa promover a utilização de software de código aberto.

Na sequência do acordo, feito ao abrigo do Plano Tecnológico, vai ser reforçado o Portal Nacional de Software Livre, que passará a integrar documentação (para ser usada por empresas, entidades da administração pública e mesmo utilizadores individuais), software para download e exemplos de boas práticas na área.

Estão ainda planeadas acções de formação, fruto de parceria entre empresas e entidades da administração pública que adoptaram este tipo de software. O presidente da ESOP, Gustavo Homem, justifica a necessidade destas formações: "Já existem entidades que estão na linha da frente, mas o conhecimento está pouco disseminado".

Software de código aberto é a designação para programas de computador que podem ser alterados por qualquer pessoa e livremente redistribuídos. As várias distribuições do sistema operativo Linux são um dos mais conhecidos exemplos de software de código aberto. Normalmente, o modelo de negócio das empresas que fornecem este tipo de software assenta na prestação de serviços associados.


Fonte: Público
Ler notícia completa: AQUI
Pesquisa personalizada