quarta-feira, 21 de maio de 2008

One Laptop Per Child (OLPC)

XOA One Laptop Per Child (OLPC) é uma organização sem fins lucrativos que faz parte do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e tem como objectivo possibilitar às crianças de países em desenvolvimento a aquisição de computadores portáteis a preços muito reduzidos.

Quando surgiram, os primeiros XO (imagem) ficaram conhecidos como Children´s Machine ou computador de 100 dólares.

A OLPC pretendia vender 100 milhões de portáteis até 2008 mas até agora foram vendidos apenas 600 mil. Muitos países mostraram-se relutantes em comprar o computador porque este só funcionava com o sistema operativo Linux. Mas, a OLPC já tem um protocolo com a Microsoft para instalar o Windows nos novos XO.

Em Agosto ou Setembro será aberto à América do Norte e à Europa o programa Get-One-Give-One, que permite comprar dois XO, doando-se um deles para uma criança num país em desenvolvimento.

Os novos XO2 estarão prontos para ser distribuídos às crianças de países em desenvolvimento, como Brasil e China, em 2010, por cerca de 48 euros.

Nicolas Negroponte, que dirige a OLPC e trabalha no Media Lab do MIT, disse que os novos computadores têm um "design" renovado e apostam mais nas semelhanças com o e-book. Da primeira geração dos XO, lançada no ano passado, poucas características ficaram. Agora, o computador tem dois ecrãs tácteis (o antigo tinha um teclado), que tanto podem ser um "laptop", como um e-book ou um quadro electrónico. “É um conceito totalmente novo de instrumento para o ensino”, declarou Negroponte.

Fonte: Público
Ler notícia completa: AQUI
Pesquisa personalizada